
O Projeto Uma Tarde no Museu tem por objetivo geral proporcionar as crianças e adolescentes de escolas da Rede Pública Estadual e Municipal, vivências culturais, com atividades lúdicas, educativas e divertidas em museus da Cultura Afro-Brasileira.
No roteiro, as crianças possuem aulas de campo com visitações mediadas às galerias de museus parceiros do projeto, onde em 1 dia de visita irão aprender sobre a história, objetos e a diversidade cultural do mundo afro. Ao final da atividade, os alunos assistirão uma apresentação cultural teatral.
A apresentação foi realizada na manhã do dia 25 de setembro, atingindo além das crianças internadas, as crianças em atendimento ambulatorial e seus responsáveis. A emoção tomou conta do espetáculo, toda a equipe foi envolvida por uma atmosfera de satisfação e comoção. Foi muito gratificante poder realizar essa ação beneficente. Poder proporcionar esses momentos de arte e cultura a quem está passando por dificuldades diversas é muito importante.
Público Alvo
Crianças e adolescentes de escolas de ensino da rede pública.
Meta Anual
Mais de 500 crianças e adolescentes beneficiadas gratuitamente por ano.
OBJETIVOS
- Potencializar a conscientização identitária, através de encontros lúdicos, criativos e educativos a crianças e jovens, e contribuir para o empoderamento na formação da personalidade, a partir do momento que se reconhecem como tal;
- Incentivar o interesse das crianças pelas artes, através das visitas guiadas aos museus de cultura afro e resgatar as suas histórias.
- Proporcionar às escolas e seus docentes participantes, uma tarde de conhecimentos e saberes ancestrais.
O projeto foi aprovado nos Editais Públicos: EDITAL FUNDO DE CULTURA DA BAHIA 20/2016 – SETORIAL DE MUSEUS 2016 pela SECULT-BA e EDITAL ARTE TODO DIA ANO IV 2018 pela FGM – contemplando diretamente um público de 500 pessoas e indiretamente cerca de 1.800 pessoas somando 8 escolas e 2 instituições sociais.
Apresentação cultural Makena de onde eu vim!
A apresentação teatral “Makena, de onde eu vim!” retrata a história de uma menina que, ao ser trazida da África para a Bahia perde parcialmente a memória, encontra a Vovó do Mangue e vive muitas aventuras na região do Recôncavo Baiano, no Brasil Colonial.
Makena é apresentada pelo grupo Africanias e dirigido por Joice Paixão, que aborda histórias dos mitos, tradições e símbolos da literatura africana e afro-brasileira, sempre acompanhadas por músicas e dinâmicas.
A atividade cultural é apresentada em diferentes locais, escolas, centros culturais e faz também parte da programação do Projeto Uma Tarde no Museu.
Público Alvo: Crianças e adolescentes, alunos da rede pública e escolas particulares.
Meta anual: Mais de 500 crianças e adolescentes beneficiadas por ano.
Uma peça, cheia de aventuras e muita cultura!